08 novembro 2006

O diferencial no Sistema de Gestão da Qualidade

Quando se implanta um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na NBR ISO 9001 é comum utilizar uma determinada sistemática, porém o que muda de uma empresa para outra não é o método e sim o envolvimento da direção. Este é o grande segredo do sucesso de implantação e conseqüente certificação da empresa.

Algumas pessoas consideram que o trabalho será burocrático, que vai mudar tudo dentro da empresa, que terá que fazer o controle do controle. De fato isto ocorre quando não há o envolvimento efetivo da Direção, pois somente ela sabe o que vai agregar valor ou não à empresa.

Experiências nos mostram que o trabalho flui com muito mais rapidez e mais consistência quando a Direção participa diretamente das reuniões para definições de procedimentos e monitoramentos, por exemplo, do que um grupo designado se reunir, discutir, definir a sistemática e somente depois submeter à aprovação da Direção, sendo que nem sempre é aprovado na primeira vez.

A experiência também nos mostra que, em empresas de pequeno e médio porte, quando há uma pessoa exclusiva para gerar documentos, há uma carga excessiva destes, o que gera um SGQ engessado. Outra característica que se percebe é que quando tem uma pessoa exclusiva para implantar o SGQ, esta deve justificar a sua permanência, ou seja, acaba gerando controles ou indicadores que não agregam nada para a empresa, que muitas vezes não são nem analisados, somente gerados.

Portanto, o diferencial de um SGQ de uma empresa para outra, além das especificidades de cada ramo de atuação, é o envolvimento da DIREÇÃO. Agora pense: Como está o seu envolvimento com o SGQ da sua empresa?

Implantar o SGQ não é, em nenhuma hipótese, algo que vá trazer ônus de documentos, burocracias ou engessamento para a empresa. O segredo está em entender que a arte do "Gênio é a habilidade de reduzir o que é complicado a algo simples." C.W. Ceran

Autora: Viviane Guertzenstein Curvello