29 agosto 2006

Trabalho, Equipe, Cooperação e Sucesso

Este artigo foi extraído do site www.anthropos.com.br do renomado Prof. Marins e vale como uma reflexão para todos aqueles que trabalham em equipe.

Assisti a uma palestra de um dos mais famosos "coaches" (técnicos) do time de futebol americano 49ers de Los Angeles. Na palestra, para empresários, ele dizia que o sucesso de qualquer equipe está na "conscientização de seus membros de que as necessidades, compromissos e problemas individuais devem subordinar-se aos compromissos, necessidades e problemas da equipe."
"- Isso nem sempre é fácil", dizia ele. Todos temos compromissos, necessidades e problemas individuais e ninguém gosta de abrir mão de seus compromissos pessoais, em benefício do funcionamento perfeito da equipe. Ficamos mesmo às vezes indignados quando a equipe exige de nós algum comprometimento extra. Mas, está aí, dizia ele, a razão do sucesso das equipes vencedoras.
Após a palestra fizemos um trabalho de correlação entre o que o famoso técnico disse e nossas equipes de trabalho nas empresas. O mesmo fenômeno parece ocorrer nas empresas. Hoje o trabalho está cada vez mais centrado em equipes. Sejam programas de qualidade e produtividade, sejam equipes de manutenção, sejam grupos de apoio administrativo. Quando temos equipes compostas de pessoas que pensam "individualisticamente" fica quase impossível obter sucesso. Quando os membros da equipe não agem como um corpo único, auto-suportado, nada funciona como deveria. É ilusão pensar que poderemos fazer parte de uma equipe onde seus membros queiram sempre manter seus compromissos, resolver seus problemas e atender suas necessidades individuais em primeiro lugar. Trabalhar hoje é trabalhar em equipe. E a equipe exige de nós compromissos, atitudes e comportamentos que muitas vezes irão se chocar com necessidades individuais. Porém, se quisermos ser uma equipe vencedora, a opção será sempre clara e rápida em favor do grupo.

Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.