18 agosto 2006

Qualidade: Sistema Internacional de Unidades – SI


Caro leitor, como primeiro material relacionado à qualidade, estou abordando a abrangência do SI no Brasil e alguns links para obtenção de material mais detalhado para aqueles que tiverem necessidade ou interesse de um maior aprofundamento no assunto.

Breve histórico: O início da padronização do sistema de medição se deu com a criação do Bureau Internacional de Pesos e Medidas – BIPM em 1875 e foi evoluindo até tornar-se SI (Système international d’unités, SI) em 1960. O Brasil passou a adotar este sistema em 1962 e foi ratificado pela Resolução nº 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO, tornando-se de uso obrigatório em todo o Território Nacional.

Comentários: Observando no dia-a-dia, podemos notar inúmeros vícios que desvirtuam a correta utilização do SI. Porém o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO disponibiliza gratuitamente em seu site todo material necessário sobre SI. No site do IPEM, podemos encontrar também uma apresentação básica, porém bem instrutiva, sobre o histórico e aplicação do SI, incluindo alguns vícios comuns que escutamos por aí.

Desejo a todos uma boa leitura.

INMETRO
Manual completo, histórico e resumo do SI: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidlegaismed.asp

IPEM
Seção direcionada à divulgação de temas relacionados à metrologia contendo a apresentação disponível para cópia (versão PowerPoint):

http://www.ipem.sp.gov.br/metrologia.asp

1 Comments:

At 18/8/06 14:09, Blogger Jonny Krepsky (Qualiambiental) said...

Excelente material a respeito desse assunto. Gostei

 

Postar um comentário

<< Home